A madeira de Cupiúba, popularmente conhecida como “Peroba do Mato Grosso” é uma das espécies de madeira mais resistentes que se encontram no mercado, possuem resistência natural ao ataque de organismos xilófagos (fungos e cupins), alta resistência ao apodrecimento, sendo observada uma durabilidade superior a 12 anos de serviço em contato direto com o solo, e também, por ser uma madeira de alta densidade, acaba tendo grande resistência ao suportar cargas sem envergar.
Suas principais características são o cerne e alburno serem indistintos pela cor, sendo ambos castanho-avermelhados e o cheiro característico, sendo desagradável quando a madeira está verde.
Temos diversos relatos de clientes que fizeram seus telhados com a Peroba do Mato Grosso há mais de 25 anos e continuam intactas.
Pode substituir: madeiras usadas para a construção civil pesada externa ou interna, tais como Angelim-pedra, Angico, Garapeira, Itaúba, Jatobá, Maçaranduba e Sucupira.
O Cambará-Rosa é a opção com melhor Custo x Benefício, é uma madeira que apresenta resistência moderada ao ataque de cupins e ao apodrecimento, sendo então necessário o tratamento com vernizes impregnantes como o Polisten, ou a combinação de cupinicida e verniz.
Também possui uma densidade de massa moderada, sendo necessário cuidado com vãos muito longos.
Suas principais características são o cerne e alburno serem distintos pela cor, cerne bege-claro levemente rosado ao avermelhado e o alburno branco amarelado com cheiro imperceptível.
Pode substituir: madeiras usadas para a construção civil leve interna ou de utilidade geral, tais como Cedrinho, Quarubarana, Cedrorana, Curupixá, Jacareúba, Louro-canela, Louro-vermelho, Quaruba, Tatajuba, Tauari, Tachi e outras.